domingo, 25 de setembro de 2011

Genilson Gomes de Araujo

Reflita sobre a principal tese de Mcluhan de que o mundo é uma "aldeia global". Que repercussões essa tese traz para os processos educativos voltados às crianças?

A aldeia global de McLuhan corrobora o encolhimento de um mundo que vivenciou, através das comunicações, onde à cultura de massa advinda do desenvolvimento tecnológico e dos meios de comunicação resultou no consumo advindo do caráter extensivo da mídia em relação ao homem. Assim, a aldeia global consentiu que a relação com todas as partes e lugares do mundo se tornasse possível, havendo assim as trocas simbólicas mais viáveis e o crescimento econômico, político, social e cultural oportunizado.As teses de Mecluhan ressoaram na configuração de consentimento que resultam nos formatos de compreender e formar o mundo ao nosso redor, formas de agir e interagir, formas de agruparmos socialmente. A comunicação vista a partir desta tese será conceituada em termos de melhor modo de empregarmos esses meios para veiculação de conteúdos educacionais.

Essa tese traz para os processos educativos a chance das crianças edificarem sua aprendizagem fundamentada não tão somente em informações transmitidas pelos professores ou pelos livros, mas também na interação com outros meios culturais, favorecendo uma educação rica em termos de comunicação, que resultará no respeito a diversidade.Isso acarreta inúmeras consequências para os procedimentos educativos, tendo em vista que eles necessitam se adaptar a isso, e preparar as crianças desde muito cedo a enfrentar esse mundo, e se conectando a essa aldeia global, porque se não estarão excluídos da realidade, ou melhor dizendo da atualidade.